Curso de Excel para as Áreas Administrativas 16h

 

  Objetivo: Este curso tem por objetivo capacitar profissionais da área contábil e administrativa a utilizar as ferramentas do Excel para aperfeiçoar as rotinas contábeis e de escritório e dar mais rapidez e segurança para realizar conciliações, conferências, controles e obter resultados de informações, bem como demonstrar esses dados em gráficos ou relatórios. No final o participante receberá um CERTIFICADO referente ao curso e sua carga horária.

Público alvo:Profissionais da área de contabilidade, recursos humanos, financeira, controladoria, fiscal e administrativa em geral.

Metodologia: Aula expositiva com apostila seguida de exercícios proposto pelo instrutor ou os alunos com casos pertinentes à área e ao conteúdo proposto.

Programa:

Módulo I:

  1. INTRODUÇÃO AO EXCEL – Breve apresentação da ferramenta
  • O que é;
  • Como iniciar;
  • Abrir arquivos;
  • Tela de apresentação;
  • Atalhos de teclado;
  • Salvar arquivo;
  1. INSERIR DADOS EM UMA PLANILHA
  • Valores constantes;
  • Importar arquivos.
  1.   BARRA DE FERRAMENTAS E MENUS
  • Personalizar e configurar o Excel.
  1. TRABALHAR COM CÉLULAS E INTERVALOS
  • Selecionar células;
  • Selecionar intervalo de células;
  • Selecionar intervalo de células não adjacentes;
  • Formato dos cursores;
  • Alça de preenchimento;
  • Introduzir sequência de dados;
  • Editar células;
  • Mover células;
  • Limpar conteúdo;
  • Inserir linhas e colunas;
  • Ajustar linhas e colunas;
  • Excluir linhas e colunas;
  • Desfazer modificações;
  • Nomear intervalos.

Módulo II:

  1.  FORMATAÇÕES
  • Números;
  • Datas;
  • Texto;
  • Alinhamento;
  • Fonte;
  • Bordas;
  • Formatos personalizados;
  • Mesclar e centralizar;
  • Proteger e ocultar células;
  • Formatar dados automaticamente;
  • Ferramenta pincel;
  • Inserir, copiar, renomear, excluir e ocultar planilhas;
  • Congelar Painéis;
  • Criar listas personalizadas;
  • Inserir Comentários;
  • Hyperlink;
  • Colar Especial.
  1.  CLASSIFICAR E FILTRAR LISTAS DE DADOS
  • Ordenar textos, números e datas;
  • Expandir seleção;
  • Classificação com duas chaves;
  • Autofiltro;
  • Filtro com dois critérios;
  • Mostrar todos;
  • Localizar e substituir;
  • Ordenar janelas.
  1.  INTRODUÇÃO ÀS FÓRMULAS
  • Operadores lógicos e aritméticos;
  • Referência absoluta e referência relativa;
  • Assistente de função;
  • Escrever as fórmulas;
  • Vínculo entre planilhas atualizar dados;
  • Fórmulas básicas (SOMA, MULT, MÁXIMO, SUBTOTAL, etc.);
  • Copiar fórmulas.
  1.  GRÁFICOS
  • Representação visual de dados:tabelas, organogramas, etc.

Módulo III:

  1. FÓRMULAS DE TEXTO
  • Extrair dados e números de linhas de texto;
  • Fórmulas EXT.TEXTO, LOCALIZAR, CONCATENAR.
  1.  FÓRMULAS DE INFORMAÇÃO
  • Verificar erros;
  • Fórmulas ÉERRO, ÉERROS, ÉNUM, ÉTEXTO.
  1.  FÓRMULAS LÓGICAS
  • Testes lógicos e condicionais em valores;
  • Fórmulas E, OU, SE.
  1.  BANCO DE DADOS
  • Fórmulas de procura e referência (PROCV, PROCH);
  • Fórmula SOMASE;
  • Estrutura de tópicos;
  • Subtotal.

Módulo IV:

  1. AUDITORIA DE DADOS
  • Buscar origem de fórmulas e dados;
  • Formatação condicional (alerta de erros);
  1.  TESTE DE HIPÓTESES
  • Gerenciar Cenários;
  • Atingir Metas;
  • Solver.
  1.  CONSOLIDAR DADOS
  • Consolidar dados de vários intervalos em um novo intervalo.
  1.  VALIDAÇÃO DE DADOS
  • Restringir a entrada de dados em uma célula.
  1. COMPARTILHAR PLANILHAS
  • Vários usuários inserindo dados em uma mesma planilha simultaneamente.
  1.  TABELA DINÂMICA & GRÁFICOS DINÂMICOS
  • Extrair rapidamente informações de tabelas com muitos dados.

 

 

O curso será realizado In Company e poderá ser adaptado aos interesses específicos da empresa, seus colaboradores e demais participantes, conforme prévio acerto.

Todo treinamento será ancorado em casos práticos. Caso o aluno julgue conveniente pode utilizar livremente qualquer tipo de calculadora para conferir os resultados obtidos nas planilhas.

Caso não exista interesse no curso, mas alguma demanda específica, problema pontual ou dificuldade em alguma rotina que pode ser facilitada entre em contato também.

Instrutor:Luiz Muller - Profissional certificado pela Microsoft - MOS (Microsoft Office Specialist -Especialista no Microsoft Office) com mais de 10 anos de experiência na área de contabilidade,controladoria, organização e criação de processos de facilitação e controle de rotinas contábeis e administrativas através de ferramentas como Excel e Access (Conciliações de contas diversas, importação e conferência de arquivos eletrônicos, controle de ativo imobilizado, etc.). Mais de cinco anos ministrando cursos de Excel para equipes de RH, fiscal, financeiro e controladoria. Atuando entre RS e SC, destacando como principais empresas:DELL Computadores do Brasil, Indústria e Comércio de Confecções DAMYLLER Ltda, INCOTERM Indústria de Termômetros, ROLMAR Rolamentos, Motormac, Bullbev Distribuidora de Bebidas entre outras. Consultor, desenvolvedor de conteúdos e instrutor de Cursos Online. Professor convidado no curso de MBA em Controladoria das FACULDADES DOM BOSCO.

Carga Horária: 16h

 

Valores para turma de 10 participantes: R$ 2.780,00.

 

 

 

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