R.Demétrio Ribeiro, 1094, Sala13 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90010-313
  • (51) 4042-3991

Confira como prestar serviços de forma online e não deixe de atender mesmo à distância

DATA: 10/10/2021

A pandemia afetou diretamente o trabalho de inúmeros brasileiros, inclusive dos autônomos. Apesar do impacto econômico que refletiu também no setor de serviços, a chance de oferecer os serviços de maneira remota, tem sido uma alternativa rentável e segura para algumas profissões.

De acordo com o GetNinjas, aplicativo para a contratação de serviços no Brasil, professores, psicólogos, nutricionistas, músicos, contadores, entre outros profissionais, podem oferecer serviços remotamente, mantendo a qualidade, comodidade e a segurança de ambos.

Aprenda algumas dicas de como oferecer seu trabalho respeitando o distanciamento social e mantenha-se no mercado de trabalho mesmo diante das adversidades.

Analisar a situação do cliente

Ao encontrar um cliente interessado na contratação de um serviço ou na realização de um orçamento, a primeira atitude do profissional deve ser a de analisar os detalhes da demanda e verificar a possibilidade de solucioná-la de forma remota.

No caso de profissionais como encanadores, eletricistas e pedreiros, que são procurados para reformas e reparos, o recomendável é ver o grau de complexidade do conserto e, se possível, fornecer instruções para guiar o consumidor em algum ajuste, agindo como um consultor. Dependendo do caso, uma chamada de vídeo pode auxiliar o contratante a resolver o problema, evitando assim o atendimento presencial do trabalhador, que ainda pode economizar com o tempo e gasto de deslocamento.

Explicar condições de pagamento e de serviço

Em algumas situações, o consumidor pode estranhar o fato de contratar um serviço remotamente e para evitar qualquer mal-entendido, o recomendável é que o profissional seja bem claro quanto ao formato da prestação de serviços.

Nesse momento, é interessante pontuar a priorização da segurança, tanto do cliente quanto a própria. Além disso, outro ponto que deve ser explicado é a forma de pagamento, que pode ser desde transferência bancária até outros métodos do mercado, tais como Pix, PayPal e MercadoPago, por exemplo.

Data e horário agendados para a realização do trabalho

Assim como no trabalho presencial, o prestador precisa alinhar uma data e horário para prestar o serviço. Ao realizar o agendamento, o profissional pode usar ferramentas gratuitas para se organizar, e uma dessas ferramentas é o Google Calendar.

E para videochamadas, pode utilizar plataformas como Hangouts e Skype, que são indicadas por conta da estabilidade na chamada, e assim trocar instruções ou dúvidas em tempo real.

Seja criativo

Crises podem se tornar oportunidades mesmo para aqueles que sempre trabalham em apenas um modelo de negócio. Sendo assim, o profissional autônomo pode investir em técnicas de fidelização de clientes, seja com um atendimento mais personalizado ou até mesmo um relacionamento pós-venda online diferenciado e individualizado. Para chamar a atenção de clientes em potencial é válido investir tempo nas redes sociais e produzir conteúdos relevantes.

Com informações GetNinjas

Compartilhar: